Tunable White: Um Novo Estágio na Iluminação

O corpo humano é controlado por um relógio biológico interno que regula os processos diários de digestão, liberação de hormônios, renovação celular, controle de alerta/sonolência e da temperatura corporal. A este relógio biológico dá-se o nome de ciclo ou ritmo circadiano, período de 24 horas e 20 minutos que o corpo leva para completar todas as suas atividades. Os níveis de luz e de escuridão distinguidos por nossos olhos são o principal mediador do relógio-mestre do ciclo circadiano. Alterações no sistema circadiano podem desencadear sérios danos fisiológicos e comportamentais, afetando de maneira negativa a vida e a saúde física e mental dos seres vivos.

O ser humano foi formado para viver na luz natural, mas o que ocorre na vida da maioria das pessoas é justamente o contrário: o homem tem convivido cada vez mais com a luz artificial. Em razão disso, nosso relógio biológico vem sendo gradualmente alterado. O excesso de luz artificial utilizado nas grandes cidades, tem provocado um desequilíbrio no ritmo circadiano e trazido comprometimento ao bem estar e à qualidade de vida dos indivíduos. Por essa razão, pesquisas foram e continuam sendo feitas no sentido de encontrar e caracterizar a luz circadiana “perfeita”. Tons de branco mais claros ou azulados nos deixam mais ativos e produtivos, enquanto os tons de luz mais quentes e amarelados nos faz desacelerar o ritmo e nos deixa relaxar.

Um novo modelo matemático representando a sensitividade de cor da retina chamado de Circadian Stimulus (estímulo circadiano), tem sido utilizado para transformar a luz branca e a luz monocromática em sinais para os ritmos circadianos e assim promover o ajuste do relógio biológico com a finalidade de melhorar o sono e a qualidade de vida de pessoas portadoras de doenças crônicas, e também das que vivem ou trabalham em ambientes fechados, fazendo uso de luz artificial em excesso.

A luz natural que vem do sol, bem como as mudanças gradativas de tonalidade de cor que ocorrem ao longo do dia, ativam naturalmente o relógio biológico dos seres vivos. Essa variação de tons de luz branca e suas nuances que vão de um branco alaranjado no início do dia, passando para um branco mais azulado à tarde e retornando ao tom laranja ao final do dia, dá-se o nome de Tunable White.

Com base em todos esses estudos e pesquisas, os grandes fabricantes começaram a desenvolver produtos LED que contém o ciclo circadiano da luz natural. Esses produtos são identificados por sua abreviatura, CTT (Correllated Colour Temperature) ou simplesmente pelo nome de Tunable White.

Clique na imagem abaixo e assista ao excelente vídeo do fabricante austríaco Tridonic. O vídeo mostra todo o processo do Tunable White e o conforto e equilíbrio que o uso dessa luz traz à mente e ao corpo das pessoas no dia a dia. Se você gostou desse artigo e também do vídeo, compartilhe com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu